sábado, 22 de maio de 2010

1º - MORRO SÃO JOÃO DIZ NÃO A REMOÇÃO


  • Moro na estradinha (1014) na Ladeira dos Tabajaras em Botafogo,resido aqui a mais de 25 anos, venho aqui deixar o meu apelo de socorro, pois todos os moradores da Estradinha, estão sofrendo muito por estarem sendo removidos da comunidade indevidamente pelo prefeito Eduardo Paes. ele está usando laudos feito pela Geo-Rio, sem que a mesma tenha vindo ao local e tenha examinado o solo. Em vista das outras comunidades, aqui não caiu nenhuma casa, ninguém está desabrigado, e ninguém morreu por causas das chuvas que deixou milhares de desabrigado no Rio de Janeiro. Estamos sendo incluídos num pacotão, junto as outras comunidades por pura covardia e para atender a interesses obscuros do Sr. Eduardo Paes. Ele afirma que está fazendo isso para preservar as vidas. O que não é verdade, pois muito moradores de outra comunidades estão sofrendo por não receberem atendimento adequado da prefeitura.
O Sr. Eduardo Paes em vez de cuidar das pessoas que realmente necessitam de ajuda da prefeitura, está nos removendo de nosso lares para aumentar o número de desabrigado no Rio de Janeiro. Ele está oferecendo idenizações aqui na estradinha e retirando moradores que muitas vez estão indo morar em outros morros distante de seus trabalhos e do colégio de seus filhos, pois com a idenização que ele oferece e o aluguel social que é uma piada, os moradores não estão conseguindo nem um quarto para alugar, muito menos uma casa próximo da localidade em que vivem, com isso muitas de nossas crianças estão perdendo o ano letivo. Isso é uma crueldade!!
Ele quer nos remover daqui em vista de outros interesses, que não são propriamente as chuvas.
Quando nós construímos nossas moradias aqui neste local, a Geo-Rio, veio aqui, analisou todo o solo, fazendo perfurações no local, isso levou meses, no final atestou que o local era seguro para construções. A prefeitura veio aqui, dividiu em lotes, e cadastrou as pessoas, para aqueles que não podiam construir, foi concedido um kit construção. Cada sapata feita, e cada ferro usado nestas construções, foram devidamente acompanhados por um engenheiro junto a nós.
Como pode uma área que a Geo-Rio aprovou, e agora ela mesma volta atrás e quer condenar??
Se é dever da Geo-Rio fiscalizar as construções no Rio de Janeiro, onde estava ela durante 25 anos que não viu o crescimento das favelas. Será que ela estava hibernando em alguma caverna bem distante daqui?? pois 25 anos é o tempo que levei para construir minha casa aqui na comunidade. Pelo visto sim, o Urso chamado Geo-Rio, acordo do seu sono, como muita fome, e seu prato predileto são as favelas da Zona Sul. Mas sabemos que esse urso tem um dono que diz como ele deve agir. E essa forma,é dando laudos mentirosos sobre as favelas, dizendo que todas as comunidades estão em área de risco.
Como pode a prefeitura conceder o direito de habitação, cadastrar as pessoas, fazê-las gastar anos construindo com amor suas casas, e depois desapropriar a todos, dizendo que todo o local é área de altíssimo risco.
há muitas contradições em tudo que é falado pelo prefeito e a Geo-Rio.
Sabemos que a Geo-Rio é um órgão respeitado, mas que por nós está perdendo o respeito e credibilidade. Mesmo que o Sr. Eduardo Paes mande ela ou outra empresa fazer o estudo aqui no local, nós não daremos credito, pois sabemos que o que vem por trás disso é a REMOÇÃO de toda a comunidade, esse é o único objetivo do Sr. Eduardo Paes. Ele não irá jamais favorecer os moradores da Zona Sul, pois seu objetivo é limpar a faixada do Rio para as Olímpiadas.
O prefeito não tem a intenção de manter os moradores da Estradinha no local, mesmo que a Geo-Rio testifique que é uma área segura, pois seu único objetivo é a REMOÇÃO de todas as comunidades que tenha vista bonita , como a minha casa que da janela de minha cozinha tenho a visão da estátua do Cristo Redentor, ou da minha laje a enseada de botafogo e a Ponte Rio Niteroi. Isso é que ele não se confoma, pois acha que só rico pode ter belos cartões postais, e pobre tem que viver bem longe para não deixar feio a cara do Rio.
O que nós estamos vivendo, são momento de muito terror. Pois os funcionários da prefeitura, usam de terror psicológico para com os moradores, para que vendam as suas casas uma isto é uma tremenda covardia com nossos idosos e nossas crianças que já não dormem direito com o terror da desapropriação.
Os frequentes TOC-TOC das marretadas nas casas, são o nosso despertador matinal, fora os entulhos deixado pela prefeitura que obstruir as passagens dos moradores.
a Estradinha não é área de risco, isso já foi comprovado pelo Engenheiro de nossa inteira confiança.
Se o sr. prefeito está realmente preservando vidas, nós temos uma solução para lhe oferecer:

  • em vez de demolir casas em perfeito estado, que já estam desocupadas, porque ele não sede para as pessoas de outras comunidade que não tem onde morar e estão desabrigadas, isto sim é uma lição que o Sr. prefeito precisa aprender. "Isso sim é amor as vidas". remoção é desrespeito a vida.
POR ISSO A ESTRADINHA DIZ:
Queremo que o sr. prefeito cumpra a lei.
Queremos que se cumpra o art. 429 da Lei Orgânica.
REMOÇÃO É CONTRA LEI sr. prefeito!!

Nenhum comentário: