sábado, 29 de maio de 2010

29º - DISCURSO DO ITAGIBA EM BRASILIA DEPOIS DA VISITA‏ na Estradinha

DISCURSO DO ITAGIBA EM BRASILIA DEPOIS DA VISITA‏  NA ESTRADINHA

 O SR. MARCELO ITAGIBA (PSDB-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.)
 - Sr. Presidente, gostaria de informar a V.Exa. que, ontem, em função de a Comissão de Direitos Humanos ter decidido pôr algumas diligências na cidade do Rio de Janeiro, devido à operação que se está realizando lá - a remoção de famílias nas chamadas áreas de risco -, nós estivemos presente principalmente nas comunidades da Rocinha e do Tabajaras, onde as famílias estão bem alojadas e, portanto, não podem ser retiradas a fórceps dessas localidades.


O Estado e o Município têm a obrigação de conter aquelas barreiras, para permitir que as pessoas que construíram as suas casas possam ali permanecer. É uma obrigação do Município, do Estado do Rio de Janeiro, principalmente porque as escavações que fizeram no cemitério que se avizinha com a comunidade do Tabajaras criaram esse perigo para alguns locais, e não para o todo.

É necessário fazer as obras de contenção na comunidade da Rocinha e na comunidade do Tabajaras, para que as pessoas possam continuar a morar dignamente nas casas que construíram com suor, lágrimas e sangue.

O apelo que faço é para que a Comissão de Direitos Humanos desta Casa persista nesse caminho.

Ontem tivemos reunião com D. Orani e representantes de todas as comunidades da cidade do Rio de Janeiro no sentido de que o Estado e o Município devem agir para proteger as pessoas e não criminalizar a pobreza, retirando os cidadãos do lugar onde vivem.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

2 comentários:

NESTOR BORDINI disse...

Pelos menos um parlamentar manifestou sua indignação e postura pela covardia contra o povo das comunidades, embora a comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal seja composta por diversos Dep. Federais inclusive grande quantidade do RJ. e nessa hora que visualizamos nossos representantes. Tabajara é meu Lugar, estarei firme e forte vendo o Cristo de Frente... pedindo benção ao Criador... "GENTE SE NOSSOS AVOS NÃO PERDERÃO PARA NEGRÃO DE LIMA, LACERDA E SANDRA CAVALCANTI... NÃO SERÁ NÓS QUE VAMOS PERDER PARA O PAZ... REMOÇÃO É CRIME SOCIAL...

IRMÃ FÁTIMA disse...

Obrigado parceiro, estou contigo nesta força, buscaremos experiencias nas lutas de nossos avos.
perder pro paes.....JAMAIS1!!